A utilização do pinhão manso (jatropha curca l.) na produção de biocombustivel
PAULO RICARDO LIMA LOPES¹; LAISA CARNEIRO ALVES¹; PATRICIA RIBEIRO PAIVA¹; THAISA MARIAH COELHO SANTANA MAIA¹; PAULA FERREIRA DE SOUZA²; YAGOR PEREIRA PRACIANO².
1-Alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitaria - Faculdade do Nordeste-Campus Dunas; 2-Alunos do Curso de Engenharia de Produção - Faculdade do Nordeste-Campus Dunas
RESUMO: No Brasil, as duas fontes utilizadas em maior escala para a produção de biocombustível são: o bioetanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, e o biodiesel, produzido a partir de plantas oleaginosas. O biocombustível é um tipo de combustível produzido a partir de matérias vegetais, animais e até de resíduos sólidos, e por se originar de fontes renováveis é uma excelente alternativa tanto para o meio ambiente como para a economia do país. Dentre as oleaginosas que podem ser cultivadas para a produção de biodiesel, destaca-se o Pinhão Manso (Jatropha Curca L.). O Pinhão Manso, espécie nativa do Brasil, é pertencente à família das Euforbiáceas. Uma de suas características marcantes é ter uma forte resistência à seca, podendo se adaptar a qualquer tipo de clima, além de ser uma cultura viável para pequenas propriedades rurais, com mão-de-obra familiar, sendo mais uma fonte de renda e emprego para a região. Porém, diferente de outras oleaginosas, seu óleo tem como única utilização a produção de biodiesel.
Palavras-Chave: Biocombustível, Jatropha Curca L., Meio Ambiente, Biodiesel.
THE USE OF THE PINION MANSO (JATROPHA CURCA L.) IN BIOFUEL PRODUCTION
ABSTRACT: In Brazil, the two sources used in larger scale biofuel production are: Bioethanol, produced from sugar cane, and biodiesel produced from oilseed plants. The biofuel is one type of fuel produced from plant materials, animals and even solid waste, and because they originate from renewable sources is an excellent alternative to both the environment and the economy of the country.