pimII
Há algum tempo as empresas trabalhavam pela busca de atender as suas próprias expectativas sem darem muito valor às necessidades do cliente. Os clientes compravam o que lhes era oferecido, por que não tinham opção. Hoje os clientes exigem que as empresas identifiquem e atendam as suas necessidades e expectativas através das especificidades do produto ou serviço. Este trabalho apresentará estudos sobre a composição da comunicação organizacional aqui chamada de ferramentas. Ferramenta -segundo Ferreira (2001, p. 318) quer dizer: “ utensílio de ferro dum trabalhador. 2. Utensílio(s) duma arte ou ofício.” As ferramentas de comunicação são instrumentos que auxiliam na composição do setor de Comunicação Empresarial de uma empresa. Instrumento segundo Ferreira (2001, p. 393) quer dizer:
1. Objeto, em geral mais simples que o aparelho, que serve de agente mecânico na execução de qualquer trabalho. 2. Qualquer objeto considerado em sua função ou utilidade. 3. Recursos empregados para alcançar um objetivo; meio. 4. Objeto que produz sons musicais.
Para se ter uma boa “gestão, através da comunicação faz-se necessário, além de aptidões, conhecimentos técnicos sobre as ferramentas que a compõe”.
2.DESENVOLVIMENTO.
2.1. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Através da comunicação começamos a compreender o mundo, as pessoas, as nossas atitudes, e para tudo que requeira compreensão é necessário que seja utilizado a comunicação certa. Na empresa temos de sermos bons comunicadores para sabermos distinguir o que é pessoal e profissional. De acordo com Clemen (2005, p. 15) “Temos de saber diferenciar um ato de comunicação interpessoal (uma das atribuições gerenciais), por exemplo, de um processo de comunicação interna que atinge a toda Organização”. Para o profissional ter estas distinção deve estudar bem os processos existentes sob sua responsabilidade, acreditamos que só através do conhecimento e da experiência o mesmo