Pim comercio exterior
1 - Diagrama de Barras: É um gráfico que representa, por meio de uma série de barras, quantidades ou freqüências, para diferentes categorias de dados.
2 - Gráfico de Linhas: É um gráfico que apresenta os dados por meio de linhas, sempre que as categorias utilixadas representarem um intervalo de tempo.
3 - Diagrama de setores: Também chamados de gráficos de Pizza. È um gráfico particularmente apropriado para representar as divisões de um montante total.
4 – Histograma: è um diagrama de barras de uma distribuição de freqüências. A sua construção é feita tal que no eixo das abcissas (X) estão os intervalos de classe, e no eixo das ordenadas (Y) podemos ter a freqüência absoluta ‘f‘ (histograma de freqüências absolutas), ou a freqüência relativa ‘fr’ (histograma de freqüências relativas) , ou a “fr/h” (histograma do tipo fr/h).
5 – Polígono de freqüências: É um gráfico de linhas de uma distribuição de freqüências. A sua construção é feita tal que no eixo das abcissas (X) estão os pontos ou os pontos médios de classe, e no eixo das ordenadas (Y) podemos ter a freqüência absoluta ‘f‘ (polígono de freqüências absolutas), ou a freqüência relativa ‘fr’ (polígono de freqüências relativas).
6 – Curva de freqüências: É um polígono de freqüências suavizado. A sua construção é semelhante ao polígono de freqüências, logo podemos ter a curva de freqüências absolutas (f) e a curva de freqüências relativas (fr).
Uma curva de freqüências pode ser classificada quanto a simetria (simétrica, assimétrica negativa e assimétrica positiva) e a cursose (platicurtica, leptocurtica e mesocurtica ).
7 – Ogiva – è um gráfico representativo de freqüências acumuladas. A sua construção é feita tal que no eixo das abcissas (X) estão os limites superiores de classe, e no eixo das ordenadas (Y) podemos ter a freqüência absoluta acumulada ‘F‘ (ogiva de freqüências absolutas), ou a freqüência relativa acumulada ‘Fr’ (ogiva de