Pim comercio exterior
Estudo de Mercado
O mercado procurado para iniciar os processos de exportação da Vigor foi o de Angola, mais especificamente na maior cidade e capital do país Luanda, devida a escassez de produtos industrializados, onde a indústria local foi severamente afetada pelos anos de guerra. No país a atividade industrial quase não se faz sentir e quando existe é, sobretudo a pequena indústria que mais sobressai. Os principais bens por ela produzidos servem majoritariamente para o auto-consumo. A produção industrial está concentrada nos sub-setores de alimentação, bebidas e metais comuns.
Quase todos os produtos industrializados em Angola são importados da Europa e Brasil.
Também foi levado em conta o elevado potencial econômico de Angola, que é diversificado e tem merecido uma especial atenção por parte da comunidade empresarial, nacional e estrangeira. Com uma população de aproximadamente 16 milhões de pessoas, a língua oficial e clima idêntico ao brasileiro o país foi a grande aposta da nossa empresa para iniciar as nossas exportações. Angola dispõe das mais importantes reservas de petróleo, gás natural e diamante de África, além de outros valiosos recursos mineiros.
Conhecendo a economia e a oportunidade de grandes negócios, o próximo passo seria desenvolver produtos que atendessem as necessidades do mercado local.
Devido à falta de uma estrutura elétrica ineficiente, todo produto alimentício exportado para Angola e exige uma refrigeração rígida e eficiente, sofre com o grande problema de desabastecimento ou abastecimento sofrível de energia elétrica na região. Devido a este cenário, nossa empresa resolveu desenvolver uma margarina que pudesse ser transportada sem a necessidade de refrigeração e assim transformar em oportunidade uma deficiência apresentada. Essa margarina foi desenvolvida para agüentar altas temperaturas dentro de container “DRY” sem refrigeração e com um ano de validade, para suportar os quase trinta dias de viagem via marítima.