pilula anticoncepcional
Os efeitos colaterais da pílula
Adriana L. Reolon T:819
Enf/Prof: Cleofa Simm Santos
Carazinho, agosto de 2013
Pílula anticoncepcional
Histórico
A primeira pílula anticoncepcional, Enovid-R lançada no mercado em 1960, foi descoberta por acaso. Por estranho que possa parecer interessados a descobrir um caminho para combater a esterilidade feminina, os pesquisadores chegaram a uma formula com ação contraceptica. Esse achado foi extremamente importante para o sucesso da revolução sexual que pos fim a 8séculos e séculos de repressão, sobre tudo para as mulheres , e alterou padrões de comportamento, visão do mundo e estilo de vida dos dois gêneros .
Com a pílula, as mulheres se tornaram donas do próprio corpo, puderam exercer a sexualidade sem ônus da gravidez indesejada . Isso lhes abriu as portas do mercado de trabalho e lhes possibilitou investir em novos tipos de relacionamentos. Desde então a pílula vem sendo utilizada como forma de garantir a liberdade sexual, já preconizada por pensadores como Freud, Reich e Kinsey.
As primeiras lançadas no mercado continham altas doses de estrogênio e provocavam efeitos colaterais indesejáveis, como o aumento de peso, distúrbios vasculares e dor nas mamas. A redução desse hormônio e do progestagênio nas formulas mais modernas reduziu significativamente a ocorrência dos efeitos indesejáveis. Entretanto, seu uso é contra-indicado após os 35 anos para mulheres que fumam, por que aumenta o risco de acidente vascular .
Como age a pílula.
Quando os laboratórios sintex inc. Lançarão no mercado a pílula só com progesterona, seu porta voz Russ Wists, anunciou que não ‘’interferia com a ovulação”... Parece afetar o endométrio de modo tal qual que um ovulo fecundado não pode ser implantado. Tambem provocam hospitalidade do muco cervical que se torna inóspito e dificulta a passagem dos espermatozóides.
Esse fato é