Pilha
R7 TV
Notícias
Entretenimento
Esportes
Vídeos
Rede Record
E-mail:
Cadastre-se Senha:Enviar
Esqueci a senha
Enviar
Pais
Pedagogia
Professores
Estratégia de Ensino
Meu Artigo
Concursos
Estudantes
Vestibular
HomeEstratégias de EnsinoQuímicaPilhas caseiras
Pilhas caseiras
As pilhas caseiras precisam de um meio com íons, como o limão, laranja, tomate, batata ou refrigerante, onde possa haver transferência de elétrons entre os eletrodos.
Aprenda a fazer pilhas caseiras de limão, laranja, tomate, batata e refrigerante
Aprenda a fazer pilhas caseiras de limão, laranja, tomate, batata e refrigerante
Uma pilha ou célula galvânica pode ser caracterizada como um processo espontâneo no qual a energia química é transformada em energia elétrica. Dessa forma, ela fornece energia para um determinado sistema até que a reação química se esgote. Essas reações são de oxirredução, de modo que envolve o fenômeno de transferência de elétrons.
Existem vários tipos de pilhas, sendo que a mais conhecida é a pilha seca de Leclanché. Existem também pilhas alcalinas, de mercúrio-zinco, de lítio-iodo e de níquel-cádmio. Esses tipos de pilhas são utilizados para fazer aparelhos elétricos funcionarem, como rádios, relógios, brinquedos e assim por diante.
Pilhas utilizadas no cotidiano
Professor, você está transmitindo essa matéria para os seus alunos e quer um método que instigue a curiosidade deles, levando-os a observar os fenômenos de transferência de elétrons de um modo bastante interessante?
Então, o experimento a seguir é exatamente o que você procura. O melhor de tudo é que ele usará materiais de fácil obtenção e pode até mesmo ser apresentado numa Feira de Ciências da escola, juntamente com a abordagem de outros pontos referentes ao uso das pilhas, como seu descarte correto, reciclagem e uso atual pela sociedade.
Materiais e reagentes:
Voltímetro (pode ser encontrado em lojas de material eletrônico ou de