IMIA
A espectrofotometria é o método de análise óptico mais usado nas investigações biológicas e fisico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância. A medida da luz absorvida permite inferir sobre a concentração do soluto em determinada solução (1).
Quando uma radiação eletromagnética incide em uma solução, se os fótons da radiação têm energia adequada, a energia associada a essa radiação pode sofrer três diferentes tipos de variações: ser refletida nas interfaces entre o ar e a parede do frasco contendo a solução (cubeta), ser dispersa por partículas presentes na solução e ser absorvida pela solução. Compostos desconhecidos podem ser identificados pelos seus espectros característicos ao infravermelho, visível ou ultravioleta (1).
Nas aplicações espectrofotométricas, quando se usa energia monocromática em um simples comprimento de onda (λ), a fração de radiação absorvida pela solução,ignorando perdas por reflexão, será função da concentração da solução e da espessurada solução. Portanto, a quantidade de energia transmitida diminui exponencialmente com o aumento da espessura atravessada, Lei de Lambert e o aumento da concentração ou da intensidade de cor da solução, Lei de Beer.A relação entre energia emergente e energia incidente indica a Transmitância (T) da solução.Em espectrofotometria utiliza-se a Absorbância como a intensidade de radiação absorvida pela solução,seguindo as Leis de Lambert-Beer (2).
O objetivo deste trabalho é a determinação do espectro de absorção da solução de Fe (II) em vários níveis de concentração.
Materiais
Espectrofotômetro SP-1100 Bel Photonics 1105
.Água destilada
Becker
Balão volumétrico Tubos de ensaio Pipeta de 10 ml
Pêra
Solução de Fe (II)
Solução 1,10-Fenantrolina
Solução de Hidroxilamina
Métodos
Em uma série de