Pilha e Electrolise
Introducao
A conversao de energia química em energía elétrica ou o contrario (conversao de energia elétrica em energía química) é estudada pela eletroquimica. Sao dois procesos para esta transformacao: proceso de pilha e proceso de eletrólise:
Isto é: ou você através de uma reaçao química produz corrente elétrica ou você precisa uma corrente elétrica para fazer uma reaçao química.
Phila e Eletrólise
Todos os procesos em eltroquímica se dao por transferência de elétrons, esta transferência pode ser espontánea ou nao espontánea, entao temos:
Pilha: transferência espontánea de elétrons.
Eletrólise: transferência nao espontánea de elétrons.
Na transferência de elétrons acontecem dois procesos: o proceso de oxidação e o proceso de redução.
Oxidação é quando o NOX (Número de Oxidação) aumenta, isto é perda de elétrons. Redução é quando o NOX diminui, isto é ganho de elétrons.
Dentro de uma reaçao química onde ocorre transferência de elétrons tem alguém que sofre reduçao porque tem alguem que sofreu oxidação. Os életrons sao transferidos de quem sofre oxidação para quem sofre redução, gerando um fluxo coordenado de elétrons que pode ser aproveitado como corrente elétrica. Isto é o que sirve pra ser usado como pilha (ou bateria).
Exemplo: Reaçao entre o zinco e sulfato de cobre. A reaçao é uma reaçao de simples troca ou dislocamento.
Inicialmente o zino é metalico e o cobre é uma solucao acuosa. Na reaçao, o zinco disloca o cobre passando pra a solucao acuosa na forma de sulfato, enquanto o cobre que estava na solucao acuosa volta a ser metálico. Para isso acontecer teve uma transferencia de elétrons do zinco pra o cobre:
Zn + CuSO4 -> ZnSO4 + Cu
Isso é comprovado na prática: se eu mergulhar uma plaquinha de zinco detro de uma solucao de cobre na forma de sulfato de cobre II eu percebo com o passar do tempo um desgaste na plaquinha de zinco, isso significa que o zinco está sofrendo corrosao, corrosao é sinonimo