Eletroquimica
* Electroquímica * Electrólise
Índice
Índice 1 Introdução 3 1. Células electroquímicas 4 1.1 Perspectiva Histórica 4 1.2 Constituição de uma pilha 5 1.3 Reacção de eléctrodo e representação esquemática do elemento da pilha 6 1.4. Eléctrodo padrão de Hidrogénio 7 1.5. Potencial padrão de eléctrodo 7 1.6. Força electromotriz de um elemento de pilha 8 1.7. Tabela de potenciais padrão de eléctrodo 9 1.8. Células de combustíveis 10 1.9. Corrosão e sua prevenção 10 2. Electrólise 11 2.1. Reacções de oxidação – redução provocadas por uma corrente eléctrica 11 2.2. Electrólise de sais em fusão 12 2.3. Electrólise de soluções aquosas 14 2.4. Aplicações industriais da electrólise 15 2.5. Lei de Faraday para a electrólise 16 Conclusão 17 Bibliografia 18
Introdução
No âmbito da disciplina de Física e Química foi-me proposto a realização de um trabalho para o modulo sete sobre “Electroquímica”.
Aqui abordarei vários sub-temas acerca da electroquímica, tais como, potencial padrão de eléctrodo, Células de combustível, Corrosão e sua prevenção, entre outros.
Irei falar também sobre alguns temas da “Electrólise”, assim sendo falarei sobre, electrólise de soluções aquosas, electrólise de sais em fusão, entre outros.
1. Células electroquímicas
Uma célula electroquímica é um dispositivo que permite a conversão de energia química e energia eléctrica através de reacções oxidação - redução que ocorrem na interface eléctrodo/solução. As reacções redox que ocorrem são espontâneas.
1.1 Perspectiva Histórica
A história da Electricidade passa pelo trabalho realizado por Alessandro Volta, descreve a sua pilha eléctrica. Esta descoberta foi determinante para o desenvolvimento científico e tecnológico do século XIX.
No seu relatório, Volta descreve as sensações que sentia quando tocava simultaneamente com os dedos húmidos nos terminais da pilha. Em algumas das experiências que realizou,