QUESTOES TEORIA GERAL DA CONTABILIDADE
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADES – MÓDULO II
01 - De acordo com o texto apresentado e suas pesquisas (estudos que você deverá fazer) sobre o tema proposto, de maneira ampla (abrangente) faça um relato sobre as Escolas do Pensamento Contábil e sua importância para o desenvolvimento da contabilidade nos dias atuais, ou seja, a contabilidade contemporânea.
Várias foram as escolas de pensamento contábil, porém nem todas trouxeram avanços na essência do estudo da contabilidade, alterando, em algumas situações, apenas a forma de apresentação das correntes já desenvolvidas. É evidente que algumas das escolas de pensamento contábil surgiram na busca de uma visão científica
A Escola Contista foi a primeira escola de pensamento contábil, marcada no século XV. Com aumento das sociedades, surgiu à necessidade da separação da entidade e do proprietário, desta forma a ideia principal foi o mecanismo de contas, subordinado à escrituração. O mecanismo desta escola rotulou a contabilidade como “ciência das contas e escrituração”. A obra que mais se destacou foi de Lucca Pacioli.
A Escola Administrativa ou Lombarda, surgiu em 1840. A ideia principal da base doutrinária afirmava serem as contas abertas a valores e não a relações pessoais, admitindo a escrita contábil como parte mecânica. Esta Escola contribuiu para a evolução científica da Contabilidade, pois a retratou não apenas como simples escrituração, mas instrumento de informação gerencial para tomada de decisões da administração.
Desde então a ciência contábil passou por inúmeras alterações em sua forma de pensar e hoje, com todos os avanços apresentados, é tida como a mais importante ferramenta gerencial no processo decisório.
A evolução contábil recentemente passou pelo processo de uniformização dos dados nos parâmetros internacionalmente aceitos. Isto reforça a ideia de que, cada vez mais o empresário se volta à informação contábil para poder decidir