Os efeitos da corrente electrica
Relembre-se que uma transformação química se caracteriza pelo aparecimento de novas substâncias. O efeito químico da corrente eléctrica corresponde, pois, ao aparecimento de certas substâncias a partir de outras, obtido com a ajuda da corrente eléctrica.
Como podemos observar este efeito da corrente eléctrica?
Este efeito pode ser observado, em particular, na electrólise da água (ver unidade 3 de Química). A electrólise da água é a decomposição química da água (em oxigénio e hidrogénio gasosos) usando a corrente eléctrica. A água é boa condutora graças a iões dissolvidos.
Em muitas indústrias químicas fabricam-se produtos graças à corrente eléctrica, que desencadeia ou aumenta a rapidez de determinadas transformações químicas. É o que acontece, por exemplo, para obter revestimentos metálicos de certos objectos.
Nas pilhas ocorre um fenómeno de certa forma inverso do que estamos a tratar, isto é, a corrente eléctrica é gerada a partir de uma reacção química. Quando os reagentes na pilha são totalmente consumidos, a reacção química termina e deixa de haver corrente - nessa altura a pilha está "gasta".
Efeito magnético da corrente eléctrica
Como se manifesta o efeito magnético da corrente eléctrica?
- Verificar Experiência 2.4 -
O desvio da agulha magnética mostra-nos o efeito magnético da corrente eléctrica.
As aplicações do efeito magnético da corrente eléctrica são numerosas: disjuntores que protegem circuitos eléctricos, motores eléctricos, balanças de precisão, etc.
Os chamados disjuntores electromagnéticos funcionam de forma simples: quando um circuito eléctrico, protegido por um disjuntor, é sujeito a uma sobrecarga de corrente, o magnete do disjuntor fica sob a acção de uma corrente muito intensa e sofre um desvio brusco, que faz disparar um interruptor. A abertura do interruptor protege os aparelhos da corrente excessiva no circuito.