pilha de limao
PILHA DE LIMÃO
2013
TEORIA
DO QUE VOCÊ PRECISA?
LIMÃO
PLACA DE COBRE
PLACA DE ZINCO
VOLTÍMETRO
DOIS FIOS ELÉTRICOS COM CROCODILOS NAS PONTAS
PALHA DE AÇO
COMO FAZER?
1. Limpe bem as duas placas metálicas de cobre e de zinco com a palha de aço;
2. Conecte os fios elétricos com as garras de jacaré em cada uma das placas de cobre e de zinco. Se você não conseguiu obter os fios elétricos com as garras de jacaré, faça o seguinte: Peque um prego e um martelo e faça um furo em uma extremidade da placa e ligue um fio comum de cobre às placas, passando no local do furo. 3. O fio elétrico deve estar conectado de um lado à placa e do outro ao voltímetro. É importante que o fio não se encoste ao limão.
4. Pegue o limão e faça dois pequenos cortes na casca, próximos da extremidade da fruta;
5. Espete as placas de metal no limão, tomando o cuidado para não tocá-las na casca, deixando os metais bem imersos no limão. O esquema deve ficar como o abaixo:
RESULTADOS Se você usa um voltímetro, ele vai marcar a voltagem da corrente elétrica, a lâmpada vai acender e o relógio irá funcionar. Quanto mais limões você usar maior será a corrente elétrica produzida.
O limão é ácido e em seu meio existem cátions H+ e também ânions, formando assim uma solução condutora de elétrons. O cobre atrai mais elétrons que o zinco, assim, ao colocarmos essas placas em contato por meio do fio de cobre, uma elevada quantidade de elétrons do zinco é transferida para o cobre. Assim, as placas são os eletrodos e a solução ácida condutora é o eletrólito, que permite que essa reação aconteça. Também se pode utilizar como eletrólito soluções alcalinas e salinas.
CONCLUSÃO
Eu conclui que com a pilha de limão é possível gerar eletricidade, não só com o limão mas também como vários outros alimentos(batata por exemplo), de uma forma simples e eu pode até fazer um relógio ou uma lâmpada funcionar.