pilates
O Método Pilates foi idealizado por Joseph Pilates e é um programa completo de condicionamento físico e mental que tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e esforço, através da integração do movimento, a partir do centro estável e sinestesia realçada. Trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva (Steers, 2006).
O alemão Joseph H. Pilates na década de 20, ao idealizar o método que alia a atividade física ao relaxamento mental, considera o pilates uma ginástica mais eficiente de todos os tempos, por ser uma técnica de construção corporal garantindo a seus adeptos um corpo definido, flexível e saudável.
Joseph Humbertus Pilates era uma criança debilitada (raquitismo, asma, febre reumática), se interessou pelas práticas esportivas e pela anatomia, onde começou a desenvolver seus exercícios. Durante a 1ª Guerra Mundial Pilates foi exilado na Ilha de Man, dando continuidade aos seus exercícios, experimentou usar molas ligadas às camas hospitalares e constatou que as mesmas poderiam beneficiar na prevenção, condicionamento e reabilitação dos pacientes. Foi como nasceu à técnica de Pilates.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) em seu documento “Envelhecimento ativo: Uma política de saúde”, uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos em 20 a 25% em pessoas com doença do coração diagnosticada, além de reduzir substancialmente a gravidade de deficiências associadas à cardiopatia e outras doenças crônicas. Assim, o Método Pilates estaria enquadrado neste contexto para prevenção primária, secundária e terciária da saúde.
Então, o Pilates é uma técnica de treinamento corporal que envolve flexibilidade, força, resistência muscular, concentração, alinhamento postural, controle da respiração e equilíbrio e por meio de exercícios de baixo impacto proporcionam resultados