Pilar Misto
NBR 8800.2008
9 - PILARES MISTOS
9.1 - Generalidades
Os pilares mistos são formados pela união de um ou mais perfis de aço com o concreto. Em função da posição que o concreto ocupa na seção, os pilares podem ser classificados como parcialmente revestidos, revestidos e preenchidos.
Existem ainda pilares mistos tipo "battened", formados por dois perfis tipo U, ligados entre si por talas e preenchidos com concreto. Sua utilização restringe-se a investigações experimentais devido a facilidade de instrumentação do concreto.
Os pilares parcialmente revestidos caracterizam-se pelo não envolvimento completo da seção de aço pelo concreto. Possuem execução relativamente simples, pois o perfil serve de forma para o concreto, mas a sua execução deve ser anterior a montagem o que pode dificultar os serviços envolvidos nesta operação.
Os pilares revestidos foram os primeiros a serem utilizados e os primeiros a serem estudados. Neste tipo de pilar o concreto envolve totalmente a seção de aço que pode ser formada por um ou mais perfis de aço.
Os pilares preenchidos são os formados por perfis tubulares, com as mais diversas seções, preenchidos com concreto de qualidade estrutural.
A presença do concreto estrutural como revestimento ou como enchimento promove um aumento na capacidade resistente da seção do pilar, pois os dois materiais trabalham em conjunto, minimizando os fenômenos de flambagem local e global dos elementos de aço, funcionando como proteção contra o fogo e a corrosão. Entretanto todos os tipos de pilares necessitam de armadura, recomendadas pelas normas, a fim de combater o fendilhamento na capa de concreto e garantir a sua aderência e fixação aos perfis de aço.
A crescente utilização dos pilares mistos preenchidos deve-se às qualidades resultantes deste tipo de associação, que abrangem aspectos construtivos, econômicos e estruturais tais como: