A O E CONCRETO Aula Estruturas Mistas
ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO
Profª. Angela A. de Souza
INTRODUÇÃO
As estruturas mistas podem ser constituídas, de um modo geral, de concreto-madeira, concretoaço ou aço-madeira. Um sistema de ligação entre os dois materiais deve ser utilizado para assegurar a transferência de esforços, e também evitar o desprendimento vertical dos dois materiais.
Profª. Angela A. de Souza
ESTRUTURAS MISTAS DESENVOLVIMENTO E
PERSPECTIVAS
Profª. Angela A. de Souza
Nas três últimas décadas, a associação açoconcreto vem sendo utilizada nos sistemas estruturais de edificações. Essa associação foi denominada - estruturas mistas.
Essas se diferenciam das estruturas em concreto armado e de aço. Uma estrutura mista açoconcreto é composta por elementos mistos.
Nas estruturas de concreto armado, vigas, pilares e lajes são constituídas por concreto de qualidade estrutural e barras de armadura adequadamente dimensionadas e detalhadas, imersas no concreto simples. Profª. Angela A. de Souza
Nas estruturas metálicas, vigas e pilares são perfis laminados, soldados, adequadamente dimensionados e detalhados, cuja junção é feita pelas ligações, que podem ser soldadas ou parafusadas. Profª. Angela A. de Souza
As estruturas mistas são formadas pela associação de perfis de aço e concreto estrutural de forma que os materiais trabalhem conjuntamente para resistir aos esforços solicitantes.
Desta forma é possível explorar as melhores características de cada material tanto em vigas e pilares, quanto nas lajes.
A utilização de elementos mistos e, por conseqüência, de sistemas mistos, aço-concreto amplia consideravelmente o conjunto de soluções em concreto armado e em aço.
Profª. Angela A. de Souza
De maneira geral, a crescente utilização de estruturas mistas é atribuída a diversos fatores, entre os quais a necessidade cada vez maior de grandes áreas livres por pavimento, que resulta em grandes vãos para as vigas, acréscimo de força vertical nos pilares e um