jogos de oposição
Público alvo: faixa etária entre 9 a 12 anos. Número de alunos:20
Tempo: 2 h/a (80 minutos)
Conteúdo: Iniciação a Lutas – jogos de oposição
Objetivo: Trabalhar com os alunos, evidenciando equilíbrio/desequilíbrio, agilidade, atenção, força.
Característica: Método global, com característica de curta e longa distância.
Espaço/implemento: área livre de chão batido, com pouca areia.
Parte Principal:
Aquecimento: Jogo pega-pega com a fita: Em duplas, cada aluno colocará uma fita na cintura. Ao sinal do professor, os alunos deverão retirar fita do colega, protegendo a sua, simultaneamente. Quem cumprir a tarefa primeiro marca ponto.
Atividades:
1. Jogo do jacaré: Em duplas, de frente para o colega em posição de 4 apoios, espalhados na área. Ao sinal do professor, os alunos deverão tentar desiquilibrar seu adversário tentando puxando-o pelo braço. Marca ponto quem conseguir desequilibrar o colega.
2. Briga de galo: Em duplas, de frente para o colega em posição de cócoras. Ao sinal do professor, os alunos deverão tocar no colega, empurrando-o, fazendo com que ele se desequilibre. Marca ponto quem conseguir desequilibrar o colega, fazendo-o cair
3. Cabo de guerra: Em duas equipes, de pé, cada grupo segurando uma metade da corda, marcada por uma fita, dentro do seu campo, demarcado por uma linha traçada no chão. Ao sinal do professor, cada grupo deverá puxar a corda para o seu lado do campo. Marca ponto a equipe que conseguir puxar todos os adversários para o seu campo.
Volta à calma: sentados, em círculo, trabalhar a respiração.
Avaliação: Conversa sobre os movimentos realizados, dificuldades encontradas, etc.