Pilares Mistos
25/01/2012 | Revista Escola de Minas - Outubro/Dezembro 2011
Resumo
O estudo de novas técnicas e processos construtivos mais eficientes e racionais vem sendo alvo de muitos pesquisadores. O conhecimento do método construtivo aço-concreto e de seu processo construtivo industrializado de produção mostra-se como um importante agente de transformação numa indústria tradicionalmente baseada na construção de estruturas em concreto armado. Na busca de novas técnicas e processos construtivos, objetivando a racionalização na construção, a utilização de pilares mistos em sistemas estruturais apresenta eficiência significativa. Nesse trabalho, é feita uma ampla abordagem sobre os pilares mistos aço-concreto, avaliando a viabilidade da utilização de pilares mistos para uma racionalização na construção civil brasileira. Também são feitos alguns estudos comparativos de custo entre os pilares mistos aço-concreto, entre pilares mistos aço-concreto e pilares de concreto armado e entre pilares misto aço-concreto e pilares de aço, utilizando preços praticados na região da Grande Vitória.
Palavras-chave: Pilares mistos aço-concreto, dimensionamento, racionalização, custo.
1. Introdução
Considerações iniciais
O processo construtivo aço-concreto evoluiu significativamente nas últimas décadas. Essa evolução pode ser atribuída ao desenvolvimento de novas técnicas e processos construtivos mais industrializados e eficazes, que possibilitam a execução de estruturas mais racionais. Atualmente, a utilização de sistemas estruturais formados por elementos mistos aço-concreto vem sendo adotado em vários países em todo o mundo.
Objetivando a racionalização na construção civil brasileira, a utilização de elementos mistos na composição de sistemas estruturais apresenta eficiência significativa. Entre os elementos que compõem o sistema estrutural misto estão os pilares mistos