pide
Irene Flunser Pimentel, congratulada com o Prémio Pessoa em 2007, é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, mestre em História Contemporânea (século XX) e doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Elaborou diversos estudos sobre o Estado Novo, o período da II Guerra Mundial, a situação das mulheres e a polícia política durante a ditadura de Salazar e Caetano. É investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH da UNL), coordenando neste momento o projeto, financiado pela FCT, «Justiça Política na Transição para a democracia em Portugal (1974-2008)». Neste momento está a realizar um projeto de pós-doutoramento, aprovado pela FCT, intitulado «O processo de justiça política relativamente à PIDE/DGS, na transição para a democracia em Portugal». É autora de diversos artigos e livros, entre os quais se contam:
- História das Organizações Femininas do Estado Novo (Círculo de Leitores, 2000 e Temas & Debates, 2001)
- Vítimas de Salazar. Estado Novo e Violência Política (Esfera dos Livros, 2007), em coautoria com João Madeira e Luís Farinha
- A História da PIDE (Círculo de Leitores e Temas & Debates, 2007)
- Mocidade Portuguesa Feminina (Esfera dos Livros, 2007)
- Biografia de um Inspetor da PIDE (Esfera dos Livros, 2008)
- Tribunais Políticos. Tribunais Militares Especiais e Tribunais Plenários durante a Ditadura e o Estado Novo, em coautoria com Fernando Rosas, João Madeira, Luís Farinha e Maria Inácia Rezola (Círculo de Leitores/Temas & Debates, 2009)
- A Cada um o seu Lugar. A Política Feminina do Estado Novo, (Círculo de Leitores/Temas & Debates, 2011)
- Salazar, Portugal e o Holocausto, com Claudia Ninhos, Lisboa, Círculo de Leitores/Temas & Debates, 2013
- História da Oposição à Ditadura em Portugal. 1926-1974, Porto, Ed.