direção geral de segurança
No aspecto da repressão, mais precisamente na repressão em massa, em que nestes tipos de repressões foram presos milhares e milhares de africanos, frequentemente sem nada terem feito, apenas pelo facto de terem a pele escura.(Como podem ver a pide era um pouco racista, prendendo pessoas só por estas serem de cor diferente).
No que respeita às operações, a PIDE/DGS estava envolvida no assassínio de dirigentes nacionalistas e também em acções que estes desenvolviam na desestabilização de regimes africanos e na sabotagem nos países vizinhos.
Contudo, a pide continha informações de natureza política e militar. (não vou abordar as informações que a pide continha pois esta fala sobre a guerra colonial que um meu outro colega já falou ou vai falar).
polícia política do Estado Novo, criada em 1933 - utilizou sobretudo as torturas físicas e os espancamentos, acompanhados da tortura da “estátua”, em que o detido era obrigado a estar de pé ou voltado para a parede, sem a tocar e de braços estendidos – a posição de “Cristo” – durante longas horas o meio de interrogatório eleição da PIDE foi a chamada tortura do “sono” – ou seja, a privação de dormir durante dias e noites Nas sessões de tortura, participavam todos os agentes, e às vezes escriturários, consoante um serviço de escala («turnos») com a duração de quatro horas. Antes e durante os interrogatórios, as visitas do médico da PIDE/DGS tinham como função assegurar aos torturadores que o preso tinha condições de saúde que permitiam a continuação da tortura. Mas, depois, consideraram o isolamento mais difícil de suportar do que a própria tortura, pois provoca, no indivíduo, um