PIB e FBCF
CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O PRUDUTO INTERNO BRUTO E A FORMAÇÃO BRUTA DE CAPITAL FIXO BRASILEIROS
ANDRÉ LUIZ
KELLY DA SILVA
RAPHAEL JONAS
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Com base nos dados oficiais disponíveis, apresentaremos neste capitulo uma breve exposição dos dados econômicos brasileiro.
Inicialmente será abordado o cenário econômico nacional, demonstrando a evolução do Produto Interno Bruto – PIB e a Formação Bruta de Capital Fixo ao longo dos anos, bem como uma serie histórica do investimento em relação ao PIB.
PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários e é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).
1. O PRODUTO INTERNO BRUTO
A tabela abaixo descreve a evolução do PIB brasileiro dos últimos anos:
Entre 2001 e 2010, o crescimento anual médio do PIB brasileiro foi de 3,6%, acima do registrado na década anterior (1991-2000), quando o PIB a preços de mercado cresceu, em média, 2,6%.
Em 2010, o PIB brasileiro variou 7,5% em relação a 2009. Beneficiado pela baixa base de comparação do ano anterior, o crescimento acumulado do PIB em 2010 é o mais elevado desde 1986).
No ano de 2011 o PIB (do Brasil cresceu 2,7% sobre o ano anterior, totalizando R$ 4,143 trilhões ou US$ 2,367 trilhões (dados divulgados pelo IBGE em 06 de março de 2012). Este