Helderjoao

2211 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE DA MADEIRA
Departamento de Gestão e Economia

INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
2º Semestre 2004/2005

1º CADERNO DE EXERCÍCIOS
Resolução

1. a)
2. c)
3. d)
4. a)
5. b)
6. a)
7. d)
8. b)
9. d)
10. a)
11. c)
12. e)

13. A macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo — as expansões e as recessões, o produto total da economia em bens e serviços, o crescimento do produto, as taxas de inflação e desemprego, a balança de pagamentos e as taxas de câmbio.

14. O estudo da macroeconomia organiza-se em torno de três modelos que descrevem o mundo, tendo, cada um deles, uma maior aplicabilidade num enquadramento temporal diferente. A principal controvérsia da macroeconomia reside na questão: “Qual é a inclinação da curva da oferta agregada?”.
No longo prazo, a curva da oferta agregada é vertical. O produto encontra-se fixo na posição em que esta curva da oferta encontra o eixo horizontal. Pelo contrário, o nível dos preços pode assumir qualquer valor. Logo, o produto é determinado apenas pela oferta agregada e os preços são determinados tanto pela oferta agregada como pela procura agregada.
No médio prazo, tratamos a capacidade produtiva como um dado. A curva da oferta agregada apresenta, para cada nível de preços, a quantidade de produto que as empresas estão dispostas a oferecer. A sua posição depende da capacidade produtiva da economia.
A curva da procura agregada apresenta, para cada nível de preços, o nível de produto para o qual o mercado de bens e o mercado monetário se encontram simultaneamente em equilíbrio. A posição da curva da procura agregada depende das políticas monetária e orçamental e do nível de confiança dos consumidores. A intersecção da oferta e da procura agregadas determina o preço e a quantidade.
No curto prazo, a curva da oferta agregada é horizontal, fixando o nível de preços no ponto em que encontra o eixo vertical. Pelo contrário, o produto pode assumir qualquer valor. O

Relacionados