DHPP
O parágrafo auxilia na leitura, pois indica ao leitor que houve uma mudança no texto. A ocorrência do parágrafo direciona o movimento do texto, constituindo-se, portanto, como um elemento fundamental para estabelecer a coesão e coerência, facilitando a compreensão e a atribuição de sentidos na leitura e na produção escrita.
Introdução
1. A Construção do Parágrafo
Obviamente não existem “receitas” para a construção de parágrafos, já que sua estrutura dependerá de vários aspectos da produção textual, como: o tema; a forma como se pretende abordar tal tema; o gênero de texto que se vai produzir; o objetivo/intenção de quem escreve; a adequação a quem se dirige, além do estilo do produtor do texto.
Contudo, quando pensamos em estratégias de produção de texto, convém adotar a noção de “parágrafo padrão”, que diz respeito a algumas estruturas para a elaboração de parágrafos que asseguram sua unidade, ou seja, uma relação lógica entre a ideia central e as ideias secundárias.
Antes de abordarmos tais estratégias, vale lembrar que os parágrafos possuem extensão variada, ou seja, podem ser longos ou curtos. O que vai determinar sua extensão será sua unidade temática já que, teoricamente, cada ideia deve corresponder a um parágrafo. No entanto, o estilo do autor e o efeito de sentido que ele deseja produzir interferem na extensão do parágrafo. A título de exemplo, observemos o texto seguinte, escrito em um único parágrafo.