Roberto
Disciplina: Educação Física
Professor: Pedro Cisneiros
11-01-2014
Índice
O doping designa-se pelo uso de drogas ou substâncias que visam aumentar as capacidades físicas de atletas desportivos.
O doping também pode ser considerado como o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo. Também é considerado doping o uso de substâncias que disfarçam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos.
Na actualidade, existe uma lista de medicamentos proibidos. Essas drogas são as seguintes:
I. Estimulantes - agem directo sobre o sistema nervoso central, fazendo o mesmo efeito da adrenalina
II. Analgésicos - actuam no sistema nervoso central, diminuindo a sensação de dor.
III. Diurético - aumenta a produção e a excreção, causando a perda de peso. São usados também para camuflar de doping.
IV. Betabloqueadores - agem diminuindo a pressão arterial e ajudam a manter estáveis as mãos do atleta. É usado em competições como o tiro.
V. Esteróides - São hormônios sintéticos que quando comparados à testosterona (hormônio masculino natural), têm maior actividade anabólica (promovem crescimento).
Os esteróides anabolizantes são as drogas mais utilizadas no desporto de alta competição, especialmente nos desportos que necessitam grande força física e consequentemente, grande força muscular.
As hormonas esteróides possuem basicamente duas funções no organismo: a função androgénica e a função anabolizante. A função androgénica dos esteróides é responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos, nomeadamente o crescimento da barba, pêlos púbicos, engrossamento da voz, desenvolvimento do pénis e testículos, enfim, responsável pelas características denominadas masculinas. Depois, temos a outra função dos esteróides, a função anabólica: esta é responsável pelo desenvolvimento da massa muscular e massa