roberto
Modelo Conceitual: O modelo conceitual é um diagrama em blocos que demonstra todas as relações entre as entidades, suas especializações, seus atributos e auto-relações.
Modelo Lógico: O modelo lógico mostra as ligações entre as tabelas de banco de dados, as chaves primárias, os componentes de cada uma, etc.
Modelo Físico: Inclui a análise das características e recursos necessários para armazenamento e manipulação das estruturas de dados (estrutura de armazenamento, endereçamento, acesso e alocação física), sendo uma sequência de comandos executados em SQL a fim de criar as tabelas, estruturas e ligações projetadas até então e finalmente criar o banco de dados.
Exemplo de Modelo Físico (SQL ANSI 2003):
CREATE TABLE Produtos (
COD_PROD Texto(1) PRIMARY KEY,
MODELO Texto(1),
DESCRICAO Texto(1),
COR Texto(1),
CATEGORIA Texto(1),
QUANT_PROD Texto(1)
)
Modelo Lógico de Dados[editar | editar código-fonte]
Um modelo lógico de dados para uso meramente operacional/transacional deve:
Ser completamente normalizado;
Representar fielmente o NEGÓCIO, e NÃO necessariamente a base de dados desejada, a qual será construída posteriormente por ocasião do Projeto Físico;
Conter descrição sucinta das entidades, atributos e relacionamentos;
Conter os nomes de entidades e atributos, extensos e abreviados, atribuídos de acordo com algum padrão adotado na organização e formados por termos previamente convencionados em umglossário;
Contemplar, para cada um dos atributos, o tipo de dado, tamanho e opcionalidade.
Identificação de Objetos[editar | editar código-fonte]
Coisas Tangíveis: elementos que têm existência concreta, que ocupam lugar no espaço.
Ex: Meio de Transporte (avião, carro, etc);
Funções: percepção dos objetos através da função por eles exercida (papel, atribuição, classificação, capacitação, etc).
Ex: Organização (órgãos funcionais - venda,