como calcular o pib
Cálculo do PIB pela ótica da demanda
De acordo com a ótica da demanda, o valor do PIB é calculado a partir das despesas em bens e serviços de utilização final contraídas pelos diversos agentes econômicos. É importante salientar que esse tipo de cálculo exclui todos os bens e serviços intermediários utilizados na produção dos bens e serviços finais.
Segundo a ótica da demanda, o PIB corresponde à despesa interna total do país, que inclui a despesa das famílias em bens de consumo (consumo privado), a despesa do Estado em bens de consumo (consumo público) e a despesa das empresas com investimento em bens de capital (formação bruta de capital fixo) e em existências de matérias-primas e produtos (variação de existências).
A utilização da despesa interna como base de cálculo do Produto Interno Bruto deve também considerar a soma das exportações e importações do país durante o período de apuração. Uma vez que a despesa interna é dirigida não só a bens que foram produzidos no país, mas também a bens que não foram produzidos no país (bens importados), esses não devem ser incluídos no PIB. Por outro lado, há bens que devem ser incluídos no PIB, mas que não serão consumidos no país (as exportações), e que por isso não estão incluídos na despesa interna.
PIB = C + G + O + Q - M
C = CONSUMO PRIVADO
G = CONSUMO PÚBLICO
O = INVESTIMENTO = FBCF + VEST
Q = EXPORTAÇÃO
M = IMPORTAÇÃO
PIB = C + G + FBCF + VEST + Q - M
FBCF = FORMAÇÃO BRUTA DE CAPITAL FIXO
VEST = VARIAÇÃO NOS ESTOQUES
Ao divulgar os resultados do PIB, o IBGE também divulga a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que é justamente a conta de investimentos do PIB e mede o quanto as empresas aumentaram os bens de capital – aqueles que servem para produzir outros bens, como máquinas, equipamentos e construção civil.
PIB Real
Quando se procura analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real.
O PIB nominal refere-se ao