economia
A alta no setor agropecuário foi disseminada e causada pela safra recorde brasileira no ano, com destaque para a soja. Segundo a coordenadora de contas nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque Palis, 55% da produção de soja é concentrada neste trimestre e boa parte da produção que estava retida em armazéns, em função da dificuldade logística, foi exportada neste período.
Segundo o IBGE, o desempenho mais vigoroso da indústria de transformação foi o principal responsável pela alta acima das expectativas do PIB no segundo trimestre. O destaque ficou com segmentos da indústria mais voltados para o investimento, como máquinas e equipamentos, equipamentos médico hospitalares e indústria automobilística. A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE lembra que a indústria de transformação respondInvestimentos
Os investimentos, dados pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), subiram 3,6% no segundo trimestre contra os três primeiros meses do ano. Na comparação com o segundo trimestre de 2012, a FBCF subiu 9,0% - a maior alta desde o quarto trimestre de 2010 (11,1%), nessa base de comparação. No primeiro semestre deste ano, a FBCF teve alta de 6,0% ante o primeiro semestre do ano passado.
Segundo o instituto, a taxa de investimento (FBCF/PIB) no segundo trimestre de 2013 foi de 18,6%.
A produção interna de bens de capital - tanto caminhões e ônibus quanto máquinas e equipamentos - foi o que puxou a alta da FBCF no segundo trimestre. "Na indústria da transformação, vários destaques estão na indústria de bens de capital", afirmou a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
Segundo ela, contribuíram para a alta na produção interna de bens de capital tanto uma situação melhor em relação à taxa de câmbio, que favoreceu a indústria nacional, quanto incentivos do governo, como crédito subsidiado e IPI reduzido.
Consumo
O consumo das famílias, segundo o IBGE, registrou alta de 0,3% no segundo trimestre