Pib economia
O crescimento da economia do Brasil está acontecendo de forma sustentável, pois há um controle da inflação. Com isso o ministro quer dizer que o poder de compra da população irá aumentar. Pois quanto mais às pessoas consomem mais o PIB cresce. O Consumo depende do salário e dos juros, se as pessoas ganham mais eventualmente gastam mais. As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país.
Quem calcula o PIB é o IBGE, o cálculo da contribuição de cada produto para o PIB depende de quanto cada setor contribui. O PIB per capita (por cabeça) é feito dividindo o valor do PIB pelo número de habitantes. No Brasil seria assim:
PIB (2,889 trilhões de reais*) / 190 milhões de habitantes = 15.205 reais por habitante e o PIB brasileiro deve crescer em média 5,5% nos próximos quatro anos.
Isso significa que, em um ano, cada brasileiro seria responsável pela produção de riquezas correspondentes a 15.205 reais. Então quanto dizemos que o PIB irá crescer, significa que produziremos mais riquezas, teremos mais produtos disponíveis e poderemos comprar mais.
Porém o Brasil sofre com um grande problema a dívida externa. Dívida externa é o montante de débitos que um país possui, provenientes de empréstimos feitos no exterior. Estes empréstimos são feitos com bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial).
Portanto, devido a esse problema há consequências negativas para a economia do país, ou seja, a dívida externa elevada é bastante prejudicial para o país, principalmente por ser um país em desenvolvimento, pois cria uma dependência com