Rotomoldagem
A Rotomoldagem ou Moldagem Rotacional é um processo industrial altamente versátil que permite ilimitadas possibilidades de projeto com o benefício adicional de baixos custos a pequenas escalas de produção.
Descrição do processo
O processo de rotomoldagem começa sempre com um molde de qualidade, o qual é submetido à produção de produtos em um equipamento específico, onde receberá o polímero, será aquecido e posteriormente resfriado. Vários moldes podem ser colocados em cada máquina para uma maior otimização da produção.
O polímero utilizado é pré-medido e colocado em cada molde, então o molde é posicionado no forno do equipamento para lento aquecimento e conseqüente moldagem, através do giro uniforme e simultâneo em seu eixo vertical e horizontal. Uma vez aquecido o polímero preenche uniformemente toda a superfície interna do molde, o qual posteriormente é resfriado retendo esta uniformidade na espessura projetada, dando assim a forma final da peça.
Uma vez resfriado, o molde é aberto e a peça pode então ser desmoldada. A velocidade de rotação, o tempo, o aquecimento e resfriamento são projetados e controlados durante todas as etapas do processo.
Vantagens do processo
A Rotomoldagem proporciona diversas vantagens comparativamente a qualquer outro processo. Com um projeto adequado, diversas partes que são normalmente montadas para formarem a peça final, poderão ser produzidas em uma única peça, eliminando custos excessivos de fabricação.
O processo possui também uma infinidade de particularidades importantes como, uma espessura consistentemente uniforme em toda a superfície ou a possibilidade de incrementos livres de tensão em determinadas regiões, assim como em seus cantos e arestas. Se resistência adicional é exigida, a geometria da peça poderá conter elementos estruturais para essa finalidade.
Insertos, alças, cortes, superfícies planas ou complexas, detalhes de superfícies, tais como logomarca, também podem ser incorporados. Os