Piano
Instrumento Musical – Piano
Músicas Urbanas e Comerciais do Século XX
Educação Social (pós-laboral)
1º Ano
Mestre Rui Ferreira
Mariana Filipa Marques Branco
Resumo
Este trabalho é realizado no âmbito da unidade curricular da disciplina de Músicas Urbanas e Comerciais do Século XX e tem como objetivo fazer uma breve pesquisa sobre algum aspeto relacionado com os temas lecionados ao longo das aulas.
O tema escolhido relaciona-se com um instrumento musical, sendo esse o piano. Selecionei esse tema, pois o piano é uma das minhas preferências a nível de instrumentos musicais devido ao som único que reproduz. Nunca surgiu a oportunidade de aprender a tocar este instrumento, no entanto tenho bastante curiosidade e vontade para o fazer.
Instrumento Musical - Piano
O piano foi criado pelo italiano Bartolomeu Cristofori em 1700, aproximadamente. Este seria inicialmente uma evolução do cravo, que consistia num instrumento que apenas se diferenciava do piano devido ao som que reproduzia. O som do piano é reproduzido através da pressão das teclas que acionam os martelos de madeira que fazem bater nas cordas que se encontram no interior do instrumento, reproduzindo sons mais suaves e fortes, enquanto o cravo não consegue. O nome piano surgiu devido a esse motivo, pois a palavra “piano” significa “suavemente” em italiano. A partir de 1783, o piano sofreu grandes alterações, pois John Brodwood adicionou à sua estrutura o pedal surdina e o pedal direito. Mais tarde, em 1821, Sébastien Erhard criou um sistema que permitiu o toque de uma tecla repetitivamente. Durante o século XX o piano passou a ser considerado um dos principais instrumentos musicais, devido à sua grande versatilidade. O piano é geralmente utilizado pela música Jazz, tanto a solo como em grupo.
Um dos pianistas mais virtuosos de todos os tempos é Wolfgang Amadeus Mozart. Nas suas obras, Mozart conseguiu equilibrar o som do piano e