piano
O piano, assim como qualquer instrumento musical exige treino não só teórico mas prático.
A maior dificuldade ao inicio é ganhar uma boa coordenação e destreza nos dedos, assim como a independência das duas mãos. Se é novato no piano e já alguma vez experimentou deve ter notado que ter essa coordenação parece uma coisa impossível.
Pois tenho boas notícias para si, não só é possível como qualquer um o pode fazer, mas com três condições...treino, treino e TREINO.
Vai ver alguns exercícios para começar a ganhar destreza nos dedos e a coordenação motora. Lembre-se que de inicio vai parecer complicadíssimo mas se tirar todos os dias meia hora para treinar, ficará impressionado com a velocidade de progressão.
Este tutorial vai funcionar da seguinte maneira: Vamos atribuir um número a cada dedo das mãos. Depois mostraremos o teclado do piano e colocará os dedos nas teclas como indicado na imagem. De seguida aparecerá uma sequência de números que indicam a sequência que deverá tocar.
Os dedos terão então o número um para o polegar, o numero 2 para o indicador, o numero 3 para o dedo médio, o numero 4 para o anelar e o numero 5 para o mindinho.
Agora colocará as duas mãos em cima do teclado do piano como mostra a imagem:
Encontre o Dó central no teclado e coloque o dedo um em cima dele, e os restantes dedos nas teclas subsequentes. A mão esquerda ficará uma oitava abaixo.
Relaxe os dedos e mantenha-os encostados às teclas. Concentre-se em mexer apenas os dedos para tocar as notas.
Começaremos pela mão direita, faça os exercícios lentamente e com paciência, aumente a velocidade quando ficar confortável:
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 4 - 3 - 2 - 1
Repita a sequência até se sentir confortável.
Agora faça com a mão esquerda:
5 - 4 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3 - 4 - 5
Quando já se sentir confortável comece a tentar fazer com ambas as mãos em simultâneo:
Mão direita: 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 4 - 3 - 2 - 1