Piaget
Prof. Elizabeth Sanada
Celia Inagaki
Objetivos de aprendizagem da unidade
Distinguir as características inerentes às concepções de desenvolvimento relativas ao inatismo, empirismo e construtivismo.
Identificar de que modo essas concepções influenciam o modo de compreender o aluno em sala de aula, de ensiná-lo e de avaliá-lo.
Inatismo: Precursor – Platão (427-347ª.C.)
Defende que as pessoas nascem com saberes adormecidos e que precisam ser organizados para se tornar conhecimentos verdadeiros já que nascem com aptidões e habilidades de forma hereditária. O professor auxilia apenas o aluno a acessar as informações de maneira mínima.
Empirismo: Aristóteles (384-322 a.C.)
A absorção do conhecimento externo. Segundo Aristóteles, as pessoas nasciam com capacidade de aprender através de experiências ao longo da vida para se desenvolverem. As informações captadas no meio exterior são a fonte do conhecimento. As atividades propostas são as que facilitam a memorização, como repetições e cópias. Os dados aprendidos são acumulados e fixados.
Construtivismo:
A tentativa de caminho do meio. O sujeito tem potencial e características próprias, caso o meio favoreça esse desenvolvimento (fornecendo objetos, abrindo espaço e organizando ações). É preciso agir sobre o objeto e transformá-lo.
Jean Piaget:
Jean Piaget (1896-1980), cientista suíço precursor do construtivismo. Foi um dos pensadores mais influentes da Educação. Suas teorias aplicam conceber ações e desafiar os alunos para que a aprendizagem ocorra. O papel da interação para explicar como o conhecimento se origina e se desenvolve. Essas teorias inspiram e influenciam outras obras sobre Educação popular, matemática, ética e sobre Psicogênese da língua escrita, e também têm influenciado investigações nas chamadas didáticas específicas de cada disciplina. Desenvolveu o conceito do Sujeito Epistêmico (aprender e desenvolver a inteligência, construindo conhecimentos).