os mal educados que se cuidem
Uma pesquisa norte-americana revelou que a falta de educação de funcionários gera um prejuízo anual de 300 bilhões de dólares às empresas. São e-mails que não são respondidos, são péssimos atendimentos telefônicos, pessoas mandando mensagens pelos celulares durante as reuniões e por aí vai... Aqui, no Brasil, não é muito diferente disso. É impressionante, se observarmos as empresas mais 5 profundamente, como coisas assim acontecem reiteradamente e ninguém atua para extinguir esse problema. Chefes e supervisão dizem, muitas vezes, que isso é uma questão de educação que a pessoa não teve, e realmente é, mas isso não significa que comportamentos desatenciosos, mal-educados, desrespeitosos, no ambiente de trabalho, entre colegas e até mesmo com clientes devam ser tolerados e
10 Os “incivilizados” não devem ter vez nas organizações. Ainda mais nos dias de hoje, com tanta permitidos. concorrência e tanta oferta no mercado, é justamente um atendimento diferenciado, uma atenção a mais ou uma melhoria na produtividade interna o que faz a diferença e torna as empresas líderes.
Permitir ou fingir que não percebe que seu pessoal age de forma malcriada, debochada e pouco
15 Se, na sua empresa, existem pessoas assim e você ocupa um cargo de liderança, é preciso tomar comprometida é o caminho para o fracasso.
20
uma atitude: identificar o problema, conversar com a pessoa a respeito, mostrar o que deve ser melhorado e dar-lhe uma chance de melhoria... Mas, se não acontecer essa melhoria, o que deve ser feito é a dispensa. Não hesite em dispensar quem não sabe se comportar, porque isso compromete a imagem da empresa e o trabalho de toda uma equipe, um grupo e da própria organização.
CASTILLO, Simone. Os mal-educados que se cuidem! Disponível em: . Acesso em: 16 dez. 2010. Adaptado.
Questão 01 (Peso 2)
Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. De acordo com o texto,
( ) um bom atendimento constitui um diferencial no mundo