doença
DISCIPLINA: Individuo e Sociedade
DOCENTE: MS.c GUSTAVO HENRIQUE B. PETROVICH
CURSO: PsicologiaTURMA: 2014.2 PSI2A
ALUNOS:
TRABALHO INDIVIDUAL OU DUPLA.
PRAZO DE ENTREGA 10 DE SETEMBRO
1. Do ponto de vista do agente, o motivo é o fundamento da ação; para o sociólogo, cuja tarefa é compreender essa ação, a reconstrução do motivo é fundamental, porque, da sua perspectiva, ele figura como a causa da ação. Numerosas distinções podem ser estabelecidas e Weber realmente o faz. No entanto, apenas interessa assinalar que, quando se fala de sentido na sua acepção mais importante para a análise, não se está cogitando da gênese da ação, mas sim daquilo para o que ela aponta, para o objetivo visado nela; para o seu fim, em suma. COHN, Gabriel (Org.). Max Weber: sociologia. São Paulo: Ática, 1979. Explique o conceito de Ação Social destacado por Max Weber e os tipos de Ação social, destacando seu sentido com exemplos na sociedade.
2.A partir da tirinha abaixo, explique as relações sociais entre as classes de acordo com a teoria de Karl Marx, utilizando seus conceitos de: “alienação”, “mais-valia” e Ideologia”. Justifique sua resposta
Resposta
1 A ação é um comportamento humano ao qual os indivíduos vinculam um significado subjetivo e a ação é social quando está relacionada com outro indivíduo. A análise da teoria weberiana como ciência tem como ponto de partida a distinção entre quatro tipos de ação social:
A ação instrumental :É uma ação concreta que tem um fim especifico, por exemplo: o engenheiro que constrói uma ponte.
A ação racional Ações tomadas com base nos valores do indivíduo, mas sem pensar nas consequências e muitas vezes sem considerar se os meios escolhidos são apropriados para atingi-lo. O Importante é o resutado. Ex.: A empresa capitalista.
A ação afetiva é aquela baseada em sentimentos e afetividades, não racional, por exemplo, a mãe quando bate em seu filho por se comportar mal.
A ação tradicional é aquela