Piaget
5 técnicas de pintura na educação infantil
1- Pintura impressa
Como fazer: Pinte sobre uma mesa ou suporte qualquer, em seguida coloque uma folha por cima, pressione com as mãos e depois retire-a novamente. Você verá que a pintura da mesa passou para o papel de forma invertida.
2- Pintura com giz derretido
Como fazer: Encostar o giz de cera ligeiramente na vela. Derretida a cera, usar o giz rapidamente sobre o papel, conseguindo-se um belo efeito em relevo.
Dica: Esta técnica exige muito cuidado e atenção por utilizar fogo. É muito importante a supervisão de um adulto, quando for realizada por crianças.
3- Pintura desbotada
Como fazer: Molhe um cotonete no álcool ou água sanitária e desenhe sobre um papel de seda.
Dica: Utilize papéis com cores fortes para um melhor resultado.
Não deixe as crianças sozinhas manipulando álcool ou água sanitária.
4- Pintura com papel crepom
Como fazer: Corte em pedaços o rolo de papel crepom, umedeça na água e pressione na folha branca.
Dica: Se fizer em sala de aula, deixe pouca água à disposição das crianças e escolha cores fortes, para melhor resultado.
5- Pintura no papel amassado
Como fazer: amasse e desamasse o papel, depois pinte por cima.
http://www.ufrgs.br/creche/a-unidade/prosposta-pedagogica/areas-de-conhecimento
Áreas de Conhecimento
Na Educação Infantil, as áreas de conhecimento precisam ser entendidas numa perspectiva interdisciplinar, já que a contribuição de todas é fundamental para a não fragmentação do conhecimento e para respaldar o entendimento e a organização dos contextos educativos. As áreas de conhecimento aqui propostas são as seguintes:
Expressão : Todas as formas de expressão da criança precisam ser valorizadas. É importante incentivar a observação e a experimentação no trabalho com as crianças, através de passeios, visitas a parques, museus, galerias de arte, colocando as crianças em contato com