Comportamento Humano
Motivo + ação = age sobre pensamentos, atenção, emoção e ação.
EXTRÍNSECA: fatores externo como dinheiro, o indivíduo não gosta da tarefa em si, mas da recompensa que a tarefe pode lhe trazer, o que implica pouca satisfação e prazer na tarefa que se faz.
INTRÍNSECA: Fatores internos, relaciona com a forma de ser de casa indivíduo, é pessoal, o que traz felicidade para cada um.
TEORIAS MOTIVACIONAIS:
MASLOW: O comportamento humano é influenciado por necessidades. As necessidades são divididas em níveis. O individuo nunca está totalmente satisfeito, sempre vai haver ao a mais a se conquistar.
ELTON MAYO: Trouxe um pensamento mais humanista as organizações. Esta teoria tinha por objetivo inicial estudar a fadiga, os acidentes, a rotatividade de pessoal, e o efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. Essa experiência foi também motivada por um fenômeno apresentado de forma severa à época na fábrica: conflitos entre empregados e empregadores, apatia, tédio, a alienação, o alcoolismo, dentre outros fatores que tornavam difícil a convivência no meio trabalhístico
Caso Hawthorne
Primeira fase: consistiu em estudar os efeitos da iluminação no rendimento dos operários, mas verificou-se que eles reagiam de acordo com o que acreditavam, comparando, assim, que o fator psicológico influi no fator fisiológico.
Segunda fase: Formaram um grupo experimental que visava analisar a produtividade e este grupo constatou que um ambiente de trabalho sem pressão a ansiedade diminui e o trabalho torna-se mais agradável, com a introdução de intervalos pela manhã e tarde, a produtividade aumenta, porem, intervalos em excesso, quebram o ritmo de trabalho. Também é importante ressaltar que houve a criação de laços de amizade entre as funcionárias, aumentando a produtividade.
Terceira fase: os pesquisadores passaram a se interessar pelo estudo das relações humanas no trabalho. Assim iniciou-se o programa de entrevistas, que consistia