Teste H
Segundo a legislação vigente em nosso país, a "Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável". (RDC nº39, de 21 de março de 2001).
A Pirâmide Alimentar foi criada para ajudar e a entender como equilibrar os alimentos diariamente. Eles são agrupados de acordo com as suas funções e seus nutrientes. A pirâmide alimentar é dividida em 8 grupos, nenhum grupo pode ser utilizado como única fonte dos nutrientes, mesmo por que, nenhum grupo contém todos os nutrientes necessários.
A pirâmide funciona da seguinte maneira: a base larga são os produtos que tem mais necessidade de serem consumidos, à medida que vai encurtando vai diminuindo a necessidade de consumir tais produtos.
Por que mudou?
Em 2013, a Pirâmide passou por uma mudança, visando a inclusão e destaque de alimentos importantes na dieta dos brasileiros. Os guias devem ser frequentemente avaliados e o conteúdo adaptado de acordo com os novos conhecimentos e cenário epidemiológico-nutricional existente. Existe a necessidade dos brasileiros aumentarem o fracionamento das refeições durante o dia, assim como, reduzir o consumo de gorduras, açúcares e sódio e aumentar a ingestão de fibras, vitaminas e mineras.
Quais são os grupos dos alimentos?
Os grupos são:
Energéticos
-Grupo do arroz, pão, massa, batata, mandioca
Reguladores
-Grupo das frutas
-Grupo das verduras e legumes
Construtores
-Grupo do leite, queijo e iogurte
-Grupo das carnes e ovos
-Grupo dos feijões e oleaginosas
Energéticos Extras
-Grupo dos óleos e gorduras
-Grupo de açúcares e doce