futebol americano/rugby
De forma parecida com o nosso futebol, o Rugby é disputado em dois tempos de 40 minutos e fim de papo. O futebol americano exige bem mais paciência. Um jogo profissional médio dura mais de 3 horas, sendo apenas 11 minutos de ação com a bola em campo e todo o resto com o posicionamento de jogadores e técnicos a cada jogada (sem falar nos intervalos comerciais...)
2. O campo
Os campos são parecidos, mas têm pequenas diferenças. O de Futebol Americano tem 109,7 metros de comprimento por 48,8 metros de largura. Aqui se inclui uma "end zone" de 9,1 metros de comprimento, atrás de cada linha de gol. Já o campo do Rugby é maior e mais largo, com 112 a 122 metros de comprimento por 68 metros de largura.
3. O equipamento
Talvez a diferença que mais solte aos olhos: como os jogadores vão a campo! Jogadores de Rugy podem usar no máximo proteção leve para a cabeça (o scrum cap), mas os de Futebol Americano trajam verdadeiras armaduras: capacete, ombreiras, suporte atlético, e às vezes luvas ou protetores para a boca.
4. O time
No Futebol Americano são 11 de cada lado por vez, mas até 48 jogadores podem participar de uma partida, com substituições à vontade. Assim, os atletas acabam ficando altamente especializados em tarefas específicas. Uma partida internacional de Rugby, por outro lado, permite até sete substituições apenas.
5. O avanço da bola
No Futebol Americano, o time com posse de bola tem quatro "downs" (jogadas, ou chances) para fazer a bola avançar 10 jardas (9,1 metros). Se conseguir, ganha mais quatro "downs". Se não, perde a posse de bola.
No Rugy vale a regra dos "seis tackles". Os times alternam a posse de bola em grupos de seis jogadas. Não há forma de ganhar outro conjunto consecutivo de tackles: se não marcou, já era.
6. Para trás e avante
No Rugby é terminantemente proibido jogar a bola para a frente. No Futebol Americano isso é permitido, desde que uma vez por "down" e o jogador passante esteja antes da linha do meio de