Rugby e Futebol Americano
História
Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol (Football Association), na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis , teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. Contudo, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football (o rugby atual, que, atualmente, é controlado pela International Rugby Board) quanto o Football Association (o futebol atual, que, agora, é controlado pela Federação Internacional de Futebol) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.
Regras:
Linha imaginária da bola
O primeiro conceito que se deve aprender no rugby é o da linha imaginária da bola, é ela quem separa os dois times nos seus lados no campo.
Se algum jogador do time estiver a frente da linha da bola (ou seja, no lado do adversário), ele é, na maioria das vezes, considerado fora de jogo e qualquer passe regular para ele será considerado penalidade.
Por essa razão, o jogador que está portando a bola é quem deve, em regra, avançar para o ataque.
Passe Com as mãos
Só é possível passar a bola com as mãos para o lado ou para trás, os avanços do time são decorrentes das corridas do jogador com a posse da bola.
Passe Com os pés
Sem as mãos, o jogador pode fazer passes para a frente, geralmente usando pontapés. No chute, só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do pontapé.
Tackle ou placagem
O tackle é feito agarrando-se o jogador adversário que está portando a bola e conduzindo-o ao chão para que se possa fazer a tentativa de tomada da posse de bola através do ruck.
Ruck
Quando um jogador é tacleado ele solta a bola e é formado um "ruck", podendo mais jogadores também serem adicionados. Eles se