1. O que é medula espinhal e qual (quais) sua principal função?
1. O que é medula espinhal e qual (quais) sua principal função?
Consiste me substancia cinzenta, localizada centralmente. É envolvida em substancia branca situada perifericamente e possui tratos ascendentes que conduzem impulsos da medula para o encéfalo e deste para a medula. É a parte do SNC que se estende ao longo do canal vertebral ela é continua com o encéfalo através do forame magno do crânio.
Com a função de conduzir impulsos podendo ser: impulsos sensitivos ou motores. E integração de reflexos
2. Diferencie as seguintes alterações ou lesões: hidrocefalia, microcefalia, epilepsia, paralisia cerebral e meningite.
Hidrocefalia
Ocorre quando o líquido da medula não pode circular normalmente, O líquido acumula-se no cérebro e, caso não seja controlado, pode trazer consequências. A hidrocefalia não é propriamente uma deficiência, mas pode acarretar no surgimento de deficiência física como consequência da agressão ao cérebro. O cérebro lesado não comanda adequadamente os membros, provocando dificuldades motoras.
Microcefalia
É um defeito no crescimento do cérebro. O cérebro está contido dentro do crânio que não consegue crescer porque as suturas se fecham precocemente, ocorrendo o que se chama de craniossinosteose. Impedindo que o cérebro cresça, trazendo consequências para a criança. Ela não é propriamente uma deficiência, mas pode acarretar no surgimento de uma deficiência física como consequência da agressão ao cérebro. O cérebro lesado não comanda adequadamente os membros, provocando dificuldades motoras.
Epilepsia
É decorrente de um distúrbio elétrico no cérebro. Qualquer lesão no cérebro pode provocar epilepsia, incluindo sequela de infecções, trauma no crânio, anóxia (falta de oxigênio), tumores, distúrbios vasculares e distúrbios da formação do cérebro. Algumas vezes, a epilepsia tem causa genética, sendo herdada.
Paralisia Cerebral
Um conjunto de distúrbios motores decorrentes de lesão, no cérebro durante