ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O ENCÉFALO
1- Divisão anatômica do sistema nervoso central (SNC):
O sistema nervoso central (SNC) se localiza (em sua maior parte) dentro do esqueleto axial, dentro da cavidade craniana é o encéfalo. A sua continuação é a medula espinhal, localizada dentro do canal vertebral na coluna vertebral.
Então o SNC é composto pelas seguintes partes:
Seis partes que compõe o Encéfalo:
-Telencéfalo
-Diencéfalo
Essas duas partes juntas “telencéfalo e diencéfalo” formam o que chamamos de cérebro.
- Mesencéfalo
-Ponte
- Bulbo
Essas três partes formam o Tronco Encefálico.
-Cerebelo
E a:
-Medula Espinhal
Que é parte do SNC, continuidade do encéfalo dentro do canal vertebral na coluna.
2- Divisão anatômica do sistema nervoso periférico (SNP):
O SNP localiza-se fora do esqueleto axial, porém os nervos e raízes nervosas para fazerem conexão com o SNC penetram no crânio e no canal vertebral. Alguns gânglios localizam-se dentro do esqueleto axial.
O SNP é composto por:
Nervos: São cordões esbranquiçados que unem o SNC aos órgãos periféricos. Se a união se faz com o encéfalo os nervos são cranianos. São 12 pares de nervos cranianos que estão presos ao encéfalo, esses nervos podem ser sensitivos (aferentes), motores (eferentes) ou mistos (contêm ambas as fibras). Se a união se dá com a medula espinhal, os nervos são espinhais. São 31 pares de nervos espinhais.Todos os nervos espinhais apresentam fibras motoras e fibras sensitivas. A função do nervo é conduzir informações aferentes ou sensitivas e eferentes ou motoras, respectivamente.
Gânglios: São dilatações constituídas principalmente de corpos de neurônios que mantêm relações com nervos e raízes nervosas. São estruturas relacionadas a sensibilidade e movimento.
Terminações Nervosas: Estruturas localizadas nas extremidades dos nervos em contato com os órgãos. Funcionalmente são de dois tipos:
1- Motoras ou Eferentes: Quando a fibra nervosa termina nos músculos.
2-