piaget e a educação
Pesquisador de educação e pedagogia, Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel na Suíça em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980. Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Abordagem cognitivista: implica, dentre outros aspectos, se estudar cientificamente a aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores que são externos ao aluno. É lidar com estímulos ambientes, organizar dados, sentir e resolver problemas, adquirir conceitos e empregar símbolos verbais.
Esquemas: são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduo intelectualmente se adaptam e organizam o meio
Assimilação: é uma parte do processo pelo qual o individuo cognitivamente se adapta ao ambiente e o organiza. Processo cognitivo que consiste em colocar novos objetos(informações) em esquemas já existentes.
Acomodação: É o aspecto da atividade cognitiva que modifica os esquemas, na acomodação a criança é forçada a mudar seus esquemas.
Teoria do equilíbrio cognitivo de Equilibração: é o processo de passagem do desiquilíbrio para o equilíbrio, em que o equilíbrio para Piaget é o balança entre a assimilação e a acomodação.
Estágios de desenvolvimento cognitivos
Sensório Motor: Entre 0 a 2 anos
Baseado nas associações sensoriais, assimilação dos bebês ao meio;Se cobrir o objeto ele deixa de existir; Noção de objetos, espaço, causalidade e tempo; Inteligência prática através de ações.
Pré-Operatório: Entre 2 – 7 anos
Substituição de um objeto ou acontecimento por uma representação; Estágio da inteligência simbólica; Crianças egocêntricas; Não há relações com fatos; já pode agir por simulação; já possui fala. Pensamento irreversível
Operatório-Concreto: Acontece na idade entre os 8