Piaget e vigotsky
FACISA – Coordenação de Pós-graduação – Especialização em Psicopedagogia Institucional
1. SINOPSE
O presente artigo, em sua primeira parte, delineia o perfil da escola ideal, explicitando o seu papel ao longo da história e reverenciando como especificidade a sua tonalidade democrática, aberta a todos os segmentos da sociedade, e viva, em constante construção. Sintetiza também a abordagem neopiagetina do processamento de informações, nas suas perspectivas cognitiva e contextual. Na segunda parte, tentamos resumir a vida e a obra de Jean Piaget e de Lev Vygostsky, respectivamente, levantando os principais aspectos de seus estudos, identificando as suas constribuições na construção do sujeito cognoscente. No item três, assinalamos as diversidades mais marcantes, e as convergências dos pressupostos teóricos, nas abordagens destes pesquisadores, apontando algumas saídas pedagógicas para o planejamento de ensino e a práxis no dia a dia na escola. E, por último, abordamos as conclusões a que chegamos através da retomada da bibliografia destes dois autores, com a finalidade de elaborar este estudo.
Sujeito - construção do conhecimento – desenvolvimento - interação social linguagem – pensamento – inteligência
1. O PERFILDA ESCOLA IDEAL
“Se sou, na verdade, social e politicamente responsável, não posso me acomodar às estruturas injustas da sociedade. Não posso, traindo a vida, bendizê-la. ”
Paulo Freire. Política e Educação. São Paulo, Cortez, 1993. p.8. . criança socialize-se, eduque-se, humanize-se | |
Com a responsabilidade de fazer a mediação entre o indivíduo e a sociedade, a escola apresenta-se, nos dias de hoje, como uma das mais importantes instituições, por ter na sua práxis a responsabilidade de fazer a mediação entre o indivíduo e a sociedade. Ao transmitir, através da cultura, modelos sociais de comportamento, e valores morais, a escola permite que a
Convém lembrar que essa instituição nem sempre existiu e também