Estudo de caso sobre a implantação do processo de educação ambiental na fischer fraiburgo agrícola ltda.
Marcelo Barros Chagas de Oliveira 0421661/0
Análise da importância das ações desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental
Percebemos que as ações tomadas devido ao processo de implantação de um sistema de gestão ambiental trás vários benefícios a empresa, mas exige qualificação e um certo investimento para que a área de SGA (Sistema de Gestão Ambiental) possa funcionar corretamente. Como o próprio Coordenador de Gestão Ambiental do grupo Fischer nos mostra, a principal razão para a implementação de programas de Educação Ambiental é a pressão dos clientes seguida pela legislação vigente. Mostrando que o motor para proporcionar mudanças somos nós consumidores. Essas ações em empresas, são importantes pois não só modificam a forma de agir na empresa, como em sua própria casa, sendo um agente multiplicador, já que sua família acaba absorvendo o modo de agir quando se trata de educação ambiental.
Descrever o que poderia ter sido mais bem desenvolvido Quando vimos o método de análise para medir a evolução quanto a educação ambiental na empresa, vimos que o método é bem pragmático, e não é um bom indicador de que os funcionários estão educados quanto as questões ambientais. Já que de nada adianta utilizar coleta seletiva. Durante a entrevista com o Coordenador de Gestão Ambiental, este nos explica que os empregados contratados recentemente são mais participativos, diferente dos funcionários antigos que se sentem pouco interessados em mudar seu comportamento. O que causa esse tipo de comportamento nos mais antigos? Talvez na percepção do empregado, estas mudanças são passageiras e não influenciam no seu comprometimento com a empresa, diminuindo seu interesse em implantar as novas idéias.
Poderia haver um programa de incentivo a educação ambiental especial para funcionários mais antigos, em uma linguagem direcionada diretamente a aqueles funcionários