gestao ambiental
ISSN 1984-9354
PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL
PARA A SUSTENTABILIDADE DAS
EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Marcos Muniz Moreira
UFF
Carlos Alberto Pereira Soares
UFF
Carlos Roberto Joia Hozumi
CEFET-RJ
Rogerio Gomes Côrtes
UFF
Resumo
A Indústria da Construção Civil, em que pese sua relevância para o desenvolvimento econômico e social, destaca-se também como grande geradora de impacto ambiental, quer no consumo de recursos nãorenováveis, na eliminação de resíduos ou na modificação das paisagens naturais. No contexto atual, a sobrevivência do planeta e a sustentabilidade das organizações dependem cada vez mais da adoção de políticas e sistemas de gestão ambiental.
Este trabalho apresenta revisão bibliográfica sobre Gestão,
Certificação e Legislação Ambientais e Gestão Ambiental na Indústria da Construção Civil, e resultados de trabalho de campo desenvolvido em empresas construtoras representativas, com os objetivos de analisar os principais procedimentos adotados pelo setor, bem como de promover uma reflexão sobre sua capacidade de absorver e implementar políticas e práticas que visem à redução e/ou eliminação dos efeitos negativos resultantes de suas atividades.
Palavras-chaves: Gestão Ambiental; Construção Civil; Práticas
Sustentáveis.
V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Gestão do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niterói, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009
1. INTRODUÇÃO
Antes da intensa fase regulatória mundial, as indústrias concentravam suas preocupações na produção e nos resultados financeiros. À época, não era dada a devida relevância a ações que protegessem o meio ambiente, o que permitiu a ocorrência de comprometimentos irreversíveis. A partir da década de 90, no entanto, as questões ambientais passaram a exercer uma maior influência nos custos econômicos, e a proteção dos ecossistemas vem se tornando um importante campo de atuação para governos, indústrias, grupos sociais