funçoes da familia
INTRODUÇÃO
Família significa um conjunto de bens e pessoas que se relacionam, formando uma herança material e de grande simbologia, sendo considerada como uma instituição de base da sociedade civil. As famílias possuem diversas funções, das quais podemos destacar: responsabilidade sob o funcionamento econômico, cuidados com a educação e saúde; transmissão de patrimônios, transmissão de valores e crenças, garantindo, assim, a civilidade e cidadania. A família pode ser considerada um elemento do Estado, pois a forma como ela se organiza se assemelha ao Estado, como, por exemplo, a figura do pai sendo análoga ao do soberano.
FAMÍLIA E PATRIMÔNIO
As sociedades antigas se organizavam de maneira patriarcal, de forma com que o pai era considerado como o “soberano”, detinha poderes, era responsável pela administração da casa e possuía os filhos e a esposa submetidos a ele. Esse cenário começou a se modificar a partir da introdução do Código Civil.
Com a introdução do Código Civil na sociedade, ele aboliu uma rede de costumes e proibiu o direito de testamentar, eliminou o direito de primogenitura, estabeleceu a igualdade dos herdeiros de ambos os sexos e, sob alguns aspectos, o Código foi uma revolução e também foi sentido como tal. Em algumas regiões, principalmente onde predominavam as famílias de linhagem, houve uma resistência muito forte a ele.
Mesmo com o Código Civil, o crescimento das classes médias ainda não marcava muito a distribuição da fortuna e fortalecia a ideia de uma sociedade bloqueada. Os resultados da amontoação de bens eram pequenos, mas o desejo de possuir um patrimônio ainda era forte. Porém, na segunda metade do século XIX a atração pelas aplicações aumentou constantemente, estimulada pela mudança nas estratégias bancárias, desenvolvimento das sociedades anônimas e pelas especulações consecutivas. A partir de então os títulos financeiros passaram a substituir a renda fundiária.
Surge então a