Piaget e vigotsky
A escola existe para que na mesma as pessoas se socializem. As crianças não vão à escola apenas para aprender e pronto, mas para construir conhecimentos no sentido de aproximar-se do culturalmente. Nunca é demais destacar que o aluno constrói seu próprio conhecimento. Por isso, temos em nossa história grandes estudiosos do assunto Educação que não só falam, mas provam suas teorias, veremos aqui Piaget e Vygotsky, suas constribuições para educação , seus diferentes pontos de vista. Como a teoria de Piaget situa no sujeito em relação a cultura e aos conhecimentos e como Vygotsky contribuia com tudo que utilizamos até os dias atuais. Através de suas pesquisas psicológicas que chama nossa atenção para o fato de que para compreendermos o desenvolvimento, devemos considerar o nível de desenvolvimento real da criança.
Jandira/SP
2010
Introdução
Não tem como falar em educação sem antes falarmos de Piaget e Vygotsky, dois grandes estudiosos do assunto. Vivemos hoje momento em que as ciências em geral e as ciências humanas em particular, tendem a buscar áreas de intersecção. A discussão do pensamento na área da educação e da psicologia nos remete a uma reflexão sobre as relações entre Piaget e Vygotsky. Para Vygotsky, o desenvolvimento humano é bem mais que simples e pura formação de conexões. Aprender algo novo de um cientista brilhante e distante e perceber em seu cotidiano que já o conhecia. Para Piaget a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito. Veremos mais nesta monografia.
Capítulo I – Quem foi e o que devemos a Piaget/Vygotsky
Jean Piaget nasceu em Neuchâtie, suiça em 1896 e faleceu em 1980. Escreveu mais de cinquenta livros e monografias, tendo publicado centenas de artigos. Estudou a evolução do pensamento até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo.