vigotsky e piaget comparação
664 palavras
3 páginas
Piaget estuda o desenvolvimento da mente da criança, de acordo com as faixas etárias. Para ele cada idade está interligada a uma forma de desenvolvimento psíquica diferente, tais como desenvolvimento da linguagem, relações morais, desenvolvimento social, etc. Ele estabeleceu alguns estágios psíquicos, chamados de estágios do desenvolvimento cognitivo. Que são: Período Sensório-Motor: Que representa a conquista do universo prático, através da percepção e dos movimentos; período Pré-Operatório: Que é a preparação e organização das operações concretas, marcado pelo surgimento da linguagem e aonde as crianças realizam produções individuais; período das Operações Concretas: No qual a capacidade de reflexão é exercida a partir de situações concretas. Caracterizado pelo desenvolvimento mental, no qual ocorre o aparecimento na vontade e aonde a compreensão vai se desenvolvendo ao longo desse período. período das Operações Formais: A contestação é a marca desse período. Aonde a criança é capaz de lidar com conceitos como liberdade, justiça, etc. Aonde consegue distinguir o real e o possível.
Vigotsky tem uma visão Marxista, no qual considera que as mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura e a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas.
A relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo outro. Para fazer a mediação, o homem também se utiliza de instrumentos, como por exemplo o carro para o motorista, cujo quais ele denominará de "Signos", que seria justamente os instrumentos que que auxilia o homem em tarefas que exigem memória ou atenção, por ex: Uma lista de compras. No qual também será intitulado de "instrumentos psicológicos". Para ele as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são indissociáveis. Para isso ele estabelece três aspectos: Instrumental que estabelece que a natureza é mediadora das funções psicológicas complexas. O Aspecto Cultural: Que envolve os meios socialmente estruturados pelos quais