PI
ENGENHARIA CIVIL
Adriano Joubert Lima
Daniel Luiz dos Santos
Erica Elidio
Italo da Silva Gonçalves
José Hugo Graciano Belfort de Andrade
O PAPEL DA ENGENHARIA CIVIL NA SOCIEDADE:
O TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Belo Horizonte
Outubro/2014
Adriano Joubert Lima
Daniel Luiz dos Santos
Erica Elidio
Italo da Silva Gonçalves
Jose Hugo Belfort
O PAPEL DA ENGENHARIA CIVIL NA SOCIEDADE: o trabalhador da construção civil
Projeto interdisciplinar do 1º período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Novos Horizontes
Professora orientadore : Karin Sommerfeld
Belo Horizonte
Outubro/2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO:
A construção civil, teve por muito tempo a fama de ser um setor atrasado, desorganizado e sem inovação em termos tecnológicos. O fato de ser um setor onde os trabalhadores estão sujeitos a alta periculosidade e terem baixa escolaridade contribuíram para tal imagem negativa. Esses fatores dentre outros contribuíram para que houvesse um desinteresse por parte de estudiosos e investidores.
A retomada da importância do setor após décadas sem evolução, se deve principalmente ao poder de compra das classes emergentes e um alto déficit habitacional. A indústria da construção teve o segundo maior crescimento dentre as industrias cerca de 11,6% (MTE-Pesquisa setorial da construção-2011).
Eventos de ordem internacional como a copa do mundo e as olimpíadas, programas como minha casa, minha vida do governo federal e obras do PAC aumentam a demanda do setor que sofre restrições do lado da oferta (GRAF. 1). O mercado da construção civil tem como principal obstáculo para sua expansão, a falta de mão de obra na qualidade e na quantidade necessária para suprir suas necessidades. Esse desequilíbrio é causado principalmente pela baixa escolarização de mão de obra mais experiente, procura do jovem por ocupações menos braçais e mais qualificadas e principalmente pelo aumento vegetativo de escolaridade que