PI V - Atores Domésticos
Projeto Integrado
Curso de Relações Internacionais
ATORES DOMÉSTICOS QUE INFLUENCIAM A POLÍTICA EXTERNA DOS ESTADOS QUE COMPÕEM A UNIÃO EUROPEIA
Reino Unido – A Câmara dos Lordes
Carlos Eduardo Mesquita RA: 20304848
Jefferson Ribeiro RA: 20299887
Vanessa Santana RA: 20313466
Outubro, 2014
São Paulo
RESUMO
A Política Externa de um Estado pode ser influenciada por diversos grupos. Ao criar o conceito de “Jogos de dois Níveis”, Robert Putnam se propõe a explicar como a política doméstica e as relações internacionais estão ligadas, usando exemplos para compreendermos as conexões entre os interesses internos e as expectativas externas.
O Nível I corresponde a influência internacional em um primeiro momento, que conduzirá a decisões finais. O Nível II corresponde a influência doméstica, que levará a ratificação das decisões. Os dois níveis se desenvolvem em “dois lados e dois tempos”, sendo assim, o desafio consiste em mantê-los alinhados a fim alcançar uma decisão que seja a mais apropriada ao Estado.
Nesse contexto iremos abordar e analisar a influência da Câmara dos Lordes nas decisões de Política Externa do Reino Unido. A Câmara dos Lordes é atualmente composta por 760 membros, todos nomeados, que juntamente com a Câmara dos Comuns, que é eleita, formam o Parlamento Britânico. A Câmara dos Lordes possui grande relevância, pois é responsável por fiscalizar a atuação do governo, além de debater e sugerir a criação de leis e mecanismos para o melhor funcionamento do mesmo e de sua atuação junto a sociedade.
Desde o inicio das tensões na Síria, a Câmara dos Lordes vem discutindo como o Reino Unido deveria proceder frente a diversas questões, como: o uso de armas químicas por parte do governo sírio e intervenções militares no território. Deste modo, com o auxilio do conceito de “Jogos de dois Níveis” de Robert Putnam, iremos desenvolver uma análise sobre a influência de grupos domésticos na Política