Engenharia de Software
BRUNO PASQUALINI
KELVIN EGER
METODOS ÁGEIS
RIO DO SUL
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
BRUNO PASQUALINI
KELVIN EGER
METODOS ÁGEIS
Trabalho a ser apresentado para a disciplina de Engenharia de Software I do curso de Bacharel em Sistemas de Informação, da área das Ciências Naturais, da Computação e das Engenharias, do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, para obtenção de nota final da disciplina. Prof.: Cleber Nardelli
RIO DO SUL
2014
1 INTRODUÇÃO
Durante o desenvolvimento de software, com a utilização de métodos ágeis as pessoas envolvidas acabam tendo um contato mais frequente, o que deixa o software sujeito a mais mudanças.
Devido a esse problema é necessário sempre estar liberando as partes do sistema que foram desenvolvidas/corrigidas ao cliente, para ganhar mais credibilidade do cliente e mostrar que estamos dispostos a melhorar. Quanto maior o número de entregas feitas em um pequeno período, damos mais valor a aplicação, pois o cliente já está usando parte do sistema, sem que ele esteja realmente 100% pronto.
Para ganhar tempo no desenvolvimento de software são utilizados alguns métodos como por exemplo, a orientação à objeto e design patterns. A partir deles é possível concentrar uma determinada lógica em uma parte do software, assim a manutenção e a facilidade de manter o software se torna mais rápida, pois o programador/desenvolvedor vai direto “ao ponto”, no final das contas essas horas que sobraram, serão utilizadas pra liberar mais uma parte do sistema ao cliente.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É notável a relevância que a indústria de software tem nas mais diversas áreas de mercado hoje em dia. A busca por produtos de software que atendam as necessidades das pessoas e das empresas nas